Vidrarias e segurança no laboratorio
A execução de qualquer tarefa num Laboratório de Química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado.
A prática da Química, seja a nível profissional ou de aprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuízos de ordem humana ou material. Os acidentes podem, se tomadas as devidas precauções, ser evitados, ou ao menos terem suas conseqüências minimizadas
Com relação ao laboratório, deve-se considerar se este foi projetado para realização de atividades experimentais. Apesar do exposto, quando o professor decide pela experimentação, deve considerar aspectos relacionados à segurança, tais como regras de manuseio, acondicionamento e armazenagem de produtos químicos, além da disposição final de resíduos gerados. As aulas experimentais devem ser direcionadas para apresentar aos alunos a forma correta de agir no laboratório, minimizando possibilidades de acidentes.
As causas de acidentes em laboratórios podem estar relacionadas com: não conhecimento de normas de segurança, falta de clareza ou aplicação inadequada dessas normas, condutas impróprias, inexistência de supervisão e cobrança ou ainda devido ao desrespeito consciente e intencional de procedimentos de segurança.
Uma ação focada no indivíduo não elimina as condições para um acidente. Muitas vezes, as normas são definidas e conhecidas, mas não são cobradas, permitindo que pessoas hajam de maneira contrária à ideal e impregnem os demais. Por isso, faz-se necessário que a direção da instituição avalie constantemente a organização em busca de falhas, apesar de a responsabilidade pela segurança ser, obrigatoriamente, compartilhada por todos envolvidos.
Para que haja um melhor aproveitamento das atividades experimentais, o