PSICOLOGIA DA EDUCACAO
ALINE NEVES LIMA RA:7987735155
APARECIDA DUTRA FAUSTNO RA: 7120520127
DULCILENE PEREIRA DE JESUS RA:2100336329
GISELE MALAFAIA RA: 6787403926
PATRÍCIA M. DE FIGUEIREDO RA: 7939703491
PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO:
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Atividade Pratica Supervisionada
(ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina
“Psicologia da Educação”, sob. orientação do professor-tutor a distancia: Helenrose A. De S. Pedroso Coelho
Niterói/RJ
2013
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir apresentará as considerações e reflexões pessoais dos estudiosos e pensadores da educação, que são eles Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski.
SIGMUND FREUD
Nasceu em 06 de maio de 1856 na Checoslovaquia, de origem judaica. Iniciou seu trabalho sobre o sistema nervoso central, publicou vários artigos sobre cocaína. Especializou-se em doenças nervosas e criou interesse pela "histeria" e pela hipnoterapia praticada na época por Breuer Charcot.
O termo psicanálise, foi iniciado por ele após passar por um trauma com a morte de seu pai e começou a analise de seus sonhos e fantasias. "A Interpretação de Sonhos" que Freud considerava um de seus melhores livros foi publicado para ser projetado no inicio do novo século XX. Foi bastante hostilizado por seus colegas médicos, trabalhando em total isolamento.
Escreveu "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. Teve alguns seguidores como Alfred Adler, Carl Jung, que depois separaram-se de Freud e criaram suas próprias escolas, discordando da ênfase que Freud dava à origem sexual da neurose.(nervosismo, irritabilidade, excitação)
A consciência do ser humano é descrita por Freud em três níveis:
O consciente (Super Ego): abarca