Proteases
1- O que são proteases?
São enzimas que pertencem ao grupo das hidrolases. Catalisam reações de hidrolise das ligações peptídicas das proteínas e podem ainda apresentar atividade sobre ligações éter e amida. São também conhecidas como peptidases ou proteinases.
2- Qual sua função?
Sua principal função biológica é a hidrolise de proteínas e estão envolvidos nos processos de digestão, ativação de enzimas, coagulação no sangue e transporte de proteínas através das membranas. Todas elas apresentam certo grau de especificidade de substrato, em geral relacionado aos aminoácidos envolvidos na ligação peptídica a ser hidrolisada e aqueles adjacentes e eles. A posição da ligação na cadeia polipeptídica e o tamanho da cadeia podem influenciar a atividade das proteases.
3- Em que são utilizadas as proteases?
As indústrias de alimentos e detergentes empregam uma grande variedade das enzimas proteases. Na maioria dos casos, as proteases são essenciais para a modificação intencional, a hidrolise de proteínas, antes do consumo, favorece sua digestão e absorção pelo organismo. A ação de proteases sobre as proteínas de um alimento pode ter como consequência a formação de compostos responsáveis por aroma e textura específicos, a alteração da funcionalidade das proteínas e a formação de peptídeos que apresentam atividade biológica, entre outros. São utilizadas também na produção de couro, remoção de pelos e promoção de flexibilidade e maciez.
4- Como são classificadas? São classificadas basicamente de acordo com dois critérios: Seu modo de ação e a natureza química de seu sitio catalítico.
De acordo com seu modo de ação – As proteases são divididas em dois grandes grupos: Exopeptidases, que atuam nas extremidades da cadeia polipeptídica e endopeptidases, que agem nas ligações no interior da cadeia proteica.
- Exopeptidases dividem-se em:
Aminopeptidases – Proteases que agem na extremidade n-terminal da cadeia polipeptídica; liberam aminoácidos livres, dipeptidios ou