DOR
A dor rápida é sentida em 0,1 segundo quando é aplicado um estímulo doloroso, étambém descrita por muitos nomes alternativos, como dor cortante, dor em pontada, dor aguda, dor elétrica, e outras. Este tipo de dor é sentindo quando uma agulha é enfiada na pele ou quando esta é cortada com uma faca ou ainda quando é agudamente queimada; esta dor também é sentida quando a pele é submetida a um choque elétrico. A dor cortante, rápida, não é sentida na maior parte dos tecidos profundos do corpo.
DOR LENTA:
A dor lenta só começa após um segundo ou mais e depois aumenta vagarosamente por muitos segundos e, às vezes, minutos, também é conhecida por muitos outros nomes como dor lenta em queimação, dor contínua, dor latejante, dor nauseante e dor crônica. Este tipo de dor é associado à destruição dos tecidos. Pode levar ao sofrimento prolongado, insuportável, e ocorre tanto na pele, como em quase todos os tecidos ou órgãos profundos. É sempre acompanhada por ansiedade, que pode ir de depressão à angustia indeterminada.
VIAS ENVOLVIDAS:
Vias Nervosas Periféricas da Dor
A via rápida ou do trato neoespinotalâmico é a mais recente evolutivamente. É iniciada por estímulos mecânicos ou térmicos principalmente. Ela utiliza neurônios de axônios rápidos (isto é de grande diâmetro), as fibras A-delta. Esta é a via que produz a sensação da dor aguda e bem localizada.
A via lenta ou do tracto paleoespinotalâmico é a mais primitiva em termos evolutivos. É iniciada pelos fatores químicos. Ela utiliza axônios lentos de diâmetro reduzido e velocidades de condução de apenas 0,5 a 2 m/s. Esta via produz dor mal localizada pelo indivíduo e contínua.
Vias Nervosas centrais.
As sensações corporais, táteis, térmicas e dolorosas convergem para o tálamo, que funciona como um rede de interpretação sensitiva, em alguns de seus núcleos, alguns dos quais emitem projeções ao córtex cerebral, a partir do qual é possível a consciência da sensação dolorosa ou seja, este é o momento neural