FARMACODIN MICA E FARMACOCIN TICA
A Farmacodinâmica estuda os efeitos dos fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre a dose do fármaco e efeito, podendo ser dividido em até dois grupos de acordo com os mecanismos de ação do fármaco como, por exemplo:
-Os estruturalmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas, para promoverem o efeito biológico, ou seja, não se ligam a nenhum componente celular para desencadear seu efeito.
-Os estruturalmente específicos exercem seu efeito biológico pela interação seletiva com um determino componente celular, como um alvo na célula, que pode ser uma enzima, um canal iônico ou uma proteína sinalizadora, conhecida por receptor.
Existem também dois conceitos farmacodinâmicos interessantes, sendo eles a afinidade e a atividade intrínseca. A finidade é a capacidade da droga ou fármaco de se ligar ao seu alvo, no modelo representado pela habilidade da chave entrar na fechadura, e a atividade intrínseca é a capacidade de, uma vez ligado, a droga ou fármaco promover uma ação dentro da célula.
FARMACOCINÉTICA:
O conceito de farmacocinética é o trajeto que a medicação realiza no organismo que esta sendo medicado, e também toda a ação que a droga administrada sofre ao ser absorvida, transformada ou biotransformada até o seu processo de eliminação corpórea.
-A primeira etapa do processo farmacocinético é a absorção, ocorre quando o medicamento é absorvido pelo organismo. Seja por via oral ou pela corrente sanguínea. Essa administração medicamentosa pode ser chamada de intravenosa ou intra-arterial. Quando a medicação é inserida por corrente sanguínea a etapa de absorção é dispensada, pois o medicamento esta sendo distribuído direto na circulação.
-Logo depois de inserida a medicação a próxima etapa é a passagem, onde o medicamento vai sofrer sua metabolização pelo fígado.
-A distribuição do medicamento é feito quando ele esta na corrente sanguínea, chegando aos órgãos,