Propostas de RESUMO
PROPOSTA 1
Imagine-se um estudante de ensino médio que, fazendo pesquisas para um trabalho de Sociologia sobre o Homem e a produção de Cultura encontra o ensaio abaixo, escrito pelo filósofo Montaigne, intitulado “Dos Canibais”. O texto instiga-o de tal maneira que resolve fazer um resumo para registrar as principais ideias do autor, a fim de apresentá-lo ao professor e aos amigos de sala. Seu resumo necessariamente deverá:
- Fazer uma apresentação do tema e do ponto de vista do autor, bem como dos principais argumentos utilizados para defender seu ponto de vista.
ATENÇÃO: seu texto não deverá recorrer à mera colagem de trechos do texto lido. DOS CANIBAIS
Durante muito tempo tive a meu lado um homem que permanecera dez ou doze anos nessa parte do Novo Mundo descoberto neste século, no lugar em que tomou pé Villegaignon e a que deu o nome de “França Antártica”. Essa descoberta de um imenso país parece de grande alcance e presta-se a sérias reflexões. (...)
Não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. E é natural, porque só podemos julgar da verdade e da razão de ser das coisas pelo exemplo e pela ideia dos usos e costumes do país em que vivemos. Neste a religião é sempre a melhor, a administração excelente, e tudo o mais perfeito. A essa gente chamamos selvagens como denominamos selvagens os frutos que a natureza produz sem intervenção do homem. (...)
Ninguém concebeu jamais uma simplicidade natural elevada a tal grau, nem ninguém jamais acreditou pudesse a sociedade subsistir com tão poucos artifícios. É um país, diria eu a Platão, onde não há comércio de qualquer natureza, nem literatura, nem matemáticas; onde não se conhece sequer de nome um magistrado; onde não existe hierarquia política, nem domesticidade, nem ricos e pobres. Contratos, sucessão, partilhas aí são desconhecidos; em matéria de trabalho só sabem da ociosidade;