Sinopse do filme Gerente incompetente x Gerente competente
O documentário assistido em sala de aula apresenta duas formas de gerenciamento em departamentos diferentes, porém na mesma empresa. As duas formas podem ser classificadas como a forma incompetente e competente.
O gerente incompetente administra muito mal a sua equipe, ele passa a mesma tarefa a dois funcionários, não explica a importância que essa tarefa tem e não otimiza os mesmos a trabalharem em equipe, ele simplesmente espera a eficácia da tarefa, que ela seja cumprida e se esquece da eficiência, que é a forma como será realizada. Este mesmo gerente agia de forma autoritária para encobrir suas inseguranças e não aceitava as ideias de seus subordinados, assim os mesmos se sentiam desmotivados e não viam sentido no trabalho.
Por outro lado tinha o outro gerente, este de outro departamento agia de forma diferente, encorajava seus subordinados, valorizava o trabalho realizado por eles.
Explicava a importância daquela tarefa, ajudava e ensinava a forma como deveria ser exercida. Esse modelo de gerenciamento fez com que um dos funcionários do gerente incompetente mudasse de departamento e é notável a diferença. O novo gerente motiva e ouve as ideias dos subordinados, tem habilidades técnicas e também de relacionamento, fazendo com que a produtividade não precisasse ser imposta, mas ela viria naturalmente, pois, o funcionário estava motivado e satisfeito com o resultado e o empenho de seu chefe para realizar o serviço.
Com isso o gerente incompetente percebeu que precisava mudar para não perder seus funcionários e para receber também o reconhecimento e os resultados de seus subordinados, assim como o gerente competente.