PROGRAMAS DE FIDELIZAÇÃO
Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis que significa o ato de cumprir o compromisso daquilo que assume. A fidelidade surgiu na Idade Média, sendo um comportamento dos vassalos que tinham o compromisso de fidelidade com o senhor feudal em troca de algum benefício.
1.2 DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO
A fidelização é o ato de tornar o cliente fiel a sua marca, produto ou serviço. O cliente pode estar satisfeito com sua aquisição, porém não ser fiel a marca e estar disposto a adquirir a marca de seu concorrente. Por isso, para que aconteça a fidelização precisa conhecer a fundo as características de seus clientes e seus desejos e necessidades estabelecendo um laço de confiança e consequentemente, barreiras para seus concorrentes, tendo um relacionamento de longo prazo.
O ato de fidelização é um dos maiores desafios para a empresa com ofertas tentadoras e inovadoras, a cada dia surgem novos concorrentes com produtos mais alinhados às necessidades e desejos dos consumidores, o que torna a fidelização mais difícil.
A lealdade entre as marcas pode ser demonstrada de diversas formas e às vezes indiretamente como no caso dos meios digitais, que temos “curtidas” nas páginas das marcas. Algumas empresas têm um compromisso assumido com o seu cliente no sentido de coloca-lo em primeiro lugar e ser-lhe leal em todas as decisões. Tudo que elas fazem depois é que dita o tom, a abordagem e o tipo de transformação que criam dentro de seu negócio.
Estudos comprovam que programas de fidelização em uma empresa criam margens de lucros maiores do que seus concorrentes, pois adquirir um novo cliente custa mais caro do que mantê-los. Os clientes habituais tendem a comprar mais, pois já está familiarizado com a marca e com isso, seu histórico está disponível na base de dados podendo utilizar canais alternativos. Um cliente satisfeito com sua marca está disposto a pagar um pouco mais do que um cliente novo. Os