Produção de iogurte
Juliana Motta, Luciana Poton, Marcela Lima, Tainan
-------------------------------------------------
RESUMO: Foi feita uma visita a empresa Usina de Beneficiamento Laticínios Horizonte Ltda, para o conhecimento dos processos de produção e fermentação lática do iogurte.
INTRODUÇÃO
O iogurte é um produto da fermentação láctica, com culturas de lactobacilus e streptococcus, se mantém em crescimento associadas ou separadas que são inoculadas no leite, que definem as características do iogurte. (2)
Durante a fermentação, a proteína, a gordura e a lactose do leite sofrem hidrolise parcial, tornando o produto facilmente digerível, sendo considerado agente regulador das funções digestivas. (2)
O iogurte é considerado medicinal, pois é de fácil digestão e benéfica para a flora intestinal, as proteínas do leite, que têm um alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias lácticas, o que permite uma melhor digestão e também a acidez do iogurte confere uma proteção natural contra as infecções, manifestando-se a inibição de diferentes tipos de bactérias patogênicas no iogurte. Por outro lado, o acido láctico dissolve o cálcio presente no iogurte e favorece a sua assimilação. (4)
HISTÓRIA
Uma teoria data do período neolítico, entre 5.000 a 3.500 a.C, quando pastores passaram a se alimentar com o leite de animais domesticados. Armazenado em marmitas de barro, o leite ficava exposto às altas temperaturas do deserto, fermentava e virava um tipo de iogurte. Outra idéia sobre a origem vem da Turquia. Lá o leite fresco era guardado em sacos feitos de pele de cabra. Transportados por camelos, os sacos em contato com o calor do corpo do animal favoreciam a produção de bactérias ácidas e transformavam o leite em iogurte. O iogurte difundiu-se por todo o mundo depois que alguns estudos demonstraram que o seu consumo trazia benefícios à saúde. O biólogo russo Llia Metchnikoff (1910) estudou as tribos