Aristotels
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA
ARISTÓTELES
VIDA E OBRAS: Aristóteles o filosofo cientista, nasceu em Estagira (por isso chamado "o Estagirita") na Macedônia, em 384 a.C. Viveu em Atenas desde 367. Era filho de Nicômaco, médico do rei Amintas II da Macedônia (pai de Filipe), descendente de uma das famílias de Asclépiades, eram famílias que se dedicavam à arte da medicina e cujos ensinamentos eram transmitidos de pai para filho. Aos 17 anos foi enviado para estudar na Academia de Platão, em Atenas. Permaneceu ali por 20 anos até a morte de Platão. Em 343 aceitou o convite para se tornar o preceptor de Alexandre, filho do rei Macedônio. Voltou para Atenas com 49 anos e fundou o Liceu. Como Sócrates, porém, foi acusado de impiedade. Fugiu para não permitir que os atenienses "pecassem duas vezes contra a filosofia". As obras de Aristóteles influenciaram muito os grandes teóricos da ciência política e o pensamento europeu. Morreu com uma doença estomacal. Escreveu: Metafísica; Ética a Nicômaco; Política; Tratado da Alma.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Governo e constituição significam a mesma coisa, sendo que o governo pode ser exercido de três maneiras diferentes; por um só, por poucos ou por muitos. Se tais governos têm como objetivo o bem comum, podemos dizer que são constituições retas, ou puras.
PRINCIPAIS IDEIAS: Para ele o conhecimento deve se fundar no que podemos experimentar, portanto, o ponto de partida deve ser os sentidos, o mundo da experiência, ir, além disso, é se perder no misticismo. Não existe algo como a árvore ideal, distinta daquelas que crescem à nossa volta. As coisas ou "substâncias" consistem não só em matéria física bruta, mas também na forma que assumem. O que torna uma planta ou animal o que ele é não é a matéria de que é composto, mas o modo como esta se organiza. Ele nos vê fundamentalmente como seres sociais, e o governo uma instituição para nos ajudar a alcançar uma