Aristóteles
O Pensamento Aristotélico
RESUMO
O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Para expor a pesquisa de um filósofo, é preciso filosofar com ele, esforçar-se por descobrir com ele o que foi, como, que, o centro, o âmago vital de suas reflexões.
Palavras-chave: Filósofo. Criador. Reflexões.
1 INTRODUÇÃO
Notável filósofo grego, Aristóteles (384 - 322 a.C.), aos seus 17 anos, foi enviado para a Academia de Platão em Atenas, na qual permanecerá por 20 anos, inicialmente como discípulo, depois como professor, até a morte do mestre em 347 a.C. Aluno de Platão, a quem reconhecia o gênio, Aristóteles passou a discordar de uma ideia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Platão concebia a existência de dois mundos: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto, e está em constante mutação; e o outro mundo, abstrato, o mundo das ideias, que nos é acessível somente pelo intelecto.
2 O MUNDO DA EXPERIÊNCIA
Conhecer o mundo da experiência, concreto, foi um desejo ao qual Aristóteles se entregou apaixonadamente. Ele descreveu os campos básicos da investigação da realidade e deu-lhes os nomes com que são conhecidos até os nossos dias: lógica, física, política, economia, psicologia, metafísica, meteorologia, retórica e ética, inventou os termos técnicos dessas disciplinas, exemplos: energia, dinâmica, indução, demonstração, substância, essência, propriedade, categoria, proposição, tópico, exemplos:
2.1 LÓGICA
Para Aristóteles,
[...] A Lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja