Aristoteles
3° PERÍODO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA DE FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL
PROFESSOR: RAFAEL ADEMIR OLIVEIRA DE ANDRADE
ACADÊMICOS: ROGÉRIO DA SILVA RIBEIRO
STÉPHANIE RIBEIRO DE OLIVEIRA
Aristóteles
PORTO VELHO – RO, 06 DE AGOSTO DE 2015
1) Faça uma breve biografia de Aristóteles.
Aristóteles foi um dos principais filósofos da idade antiga. Aos 16/17 anos mudou-se para Atenas optando por estudar na Academia Platônica, fundada por Platão. Aristóteles escreveu sobre diversos temas, como: física, poesia, drama, música, metafísica, lógica, ética, política, biologia e zoologia. Visto como um dos fundadores da filosofia ocidental junto com Platão e Sócrates. Fundou em Atenas a escola Liceu, voltada para estudos das ciências naturais, baseando-se em experimentações para comprovar os fenômenos da natureza. Aristóteles nasceu em Estagira, Grécia 384 a.C. e faleceu em Atenas, 322 a.C.
2) Qual o conceito de filosofia para Aristóteles?
Aristóteles alegava que pode-se aprender no próprio mundo em que vivemos. Para ele, essa averiguação, sobre o que são e como são as coisas, é necessária para compreender o mundo. Definia as coisas em termos das finalidades que elas tinham. As coisas ou "substâncias" consistem não só em matéria física bruta, mas também na forma que assumem. Aristóteles pretendia superar Platão. Assim como pensa que a essência das coisas está nas próprias coisas, diferente de Platão que pensa nas coisas como cópias de ideias perfeitas, para ele o conhecimento deve se fundar no que podemos experimentar, portanto, o seu ponto de partida deve ser os sentidos, o mundo da experiência.
3) O que é ética para Aristóteles?
Em ética, Aristóteles discorda da ideia platônica que via as paixões humanas como negativas e que precisavam ser controladas pela razão. Para ele, as paixões humanas não são nem boas e nem ruins. Ruim é quando as paixões são viciosas, isto é, quando estão em excesso ou em falta. Ter raiva de alguém não é