Processo Organizacionais
Velloso Pamponet, Arnaud. Especialista em Auditoria pela Universidade Estadual do Ceará e Administrador de Empresas pela Universidade de Fortaleza.
Resumo da Obra.
O texto é constituído por partes do Processo Organizacional, o surgimento, conceitos, tipos e classificação e abordagem e estrutura do Processo.
No início há uma visão de como as empresas estão se adaptando aos processos organizacionais. Na busca em otimizar, na adequação e funcionamento, visando garantir a estabilidade no segmento de mercado para destacarem das demais concorrentes.
Na primeira parte, Arnaud, descreve como surgiu a ideia de Processo com a “Escola Clássica da Administração”, que é dividida em dois pilares, Administração Cientifica que abortado e defendido por Frederick Taylor e a Teoria Clássica da Administração comandado por Henry Fayol.
Visto que o sistema de Taylor e Fayol era um sistema fechado para as empresas, na década de 80 com a globalização foi o estopim destes conceitos para o surgimento de novas ideias. Foi assim com Deming e Juram que suas ideias foram bem aproveitados, Deming no controle e melhoria do processo enquanto Juram na formação de equipe de projetos para resolução de problemas (Maranhão; Macieira, 2004). Com isso as empresas começaram a migrar de uma estrutura funcional, para uma estrutura de processo ou semelhante.
Na segunda parte, Arnaud, enfatiza como muita empresa encontra-se sem qualquer organização, confundido vários procedimentos com frequência e explica o que realmente são os Processos Organizacionais. Para que tais definições aplicadas corretamente pelas empresas é a chave do sucesso em qualquer negócio.
Na terceira parte, Arnaud, comenta sobre os tipos de processo existem para uma empresa administrar adequadamente e mapear cada um deles e diagnosticar as atividades e tarefas desenvolvidas e executadas por pessoas. Este é o elemento chave de todas as organização, isso possibilita as empresas a ter maior