Processos organizacionais
Relembrando, uma organização constitui-se de um grupo de pessoas, que de forma organizada visa atingir objetivos comuns. Por exemplo: Hospitais; Clubes; Creches; Escolas privadas ou particulares; Lojas Comerciais; Partidos Políticos, Famílias, Associações de Moradores, Corporações Militares, Conselhos Profissionais (CRA, CREA, CRC, entre outros); etc.
Vamos nos concentrar inicialmente na forma de organizar as pessoas; que pode ser por departamentos onde as pessoas são agrupadas por semelhança de funções: Departamento de Compras com Compradores; Departamento Vendas com Vendedores; Departamento Financeiro com Cobradores, Pagadores e Analistas; Departamento Produtivo com Operadores de Máquinas, Montadores, Pintores, etc; dentre muitos outros. Nesta forma de organização, as pessoas de cada departamento entendem suas tarefas como independentes e que basta fazer a sua parte para que tudo esteja certo.
As organizações podem também ser agrupadas por processos, onde se entende que cada tarefa afeta o resultado final e que uma tarefa depende da outra ou afeta a outra. Para entregar um produto, o mesmo precisa estar disponível e OK, que precisou ser fabricado, que precisou ter suas peças compradas, que precisou ter um projeto, que deveria atender àquilo que o cliente solicitou.
Burns e Stalker estudaram os métodos e os processos administrativos diferentes que vigoravam em diversas organizações. Concluíram que elas poderiam ser classificadas em dois tipos, ou dois sistemas, conforme eram administradas:
Ø Sistema mecanicista – caracterizado por processos bem definidos, pessoal especializado, integração vertical (chefe, subchefe, subordinados, etc.), controle facilitado, sistema fechado, estrutura burocrática.
Ø Sistema orgânico – caracterizado pela transformação constante, decisões fazendo parte de todos os níveis, pessoal com conhecimento generalizado, sistema aberto, desburocratizado.
Daremos prioridade a Visão Organizacional sob