Análise economica de projetos industriais
1. O que significa dizer que a não-indiferença é a essência do "valor"?
Significa que o resultado de nossas ações está sujeito à sanções em intensidades variada: a crítica de um amigo, ”aquele” olhar do pai, a indignação, quando alguém é preso por um crime, ou seja, ao elogio ou à reprovação.
2. Explique esta afirmação: O homem, diferentemente do animal é capaz de produzir interdições.
Homem é considerado como um animal social , que convive em grupo e não consegue sobreviver sozinho , mas simplesmente um animal como é um ser irracional não é capaz de pensar ou de fazer atos semelhantes aos de seres humanos.
3. Em que consiste o caráter histórico-social da moral? E o caráter pessoal?
Consiste que a moral não está baseada em valores absolutos, mas sim em valores que podem se modificar através do tempo em uma mesma sociedade, ou seja, o que era considerado bom pela sociedade pode passar a ser considerado mau ou vice-versa. Um exemplo que podemos destacar é o da escravidão - a sociedade brasileira considerava moralmente aceitável a escravidão na época imperial, abominando esse mesmo ato na época atual.
O caráter pessoal da moral está relacionado com valores que consideramos bom, mas outras pessoas podem considerar mau na sociedade onde vivemos.
4. Ao explicar a superação dos dois pólos contraditórios da moral (o social e o pessoal), analise a citação de Pascal que consta da epigrafe do capítulo: "A Verdadeira moral zomba da moral".
5. Por que, mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, não aceitamos a moral de grupos como a Máfia, a Klu-Klux-Klan ou grupos neonazistas?
6. O que determina que um ato seja considerado moral ou imoral?
7. O que é um ato amoral? E o não-moral?
8. Todo ato moral deve ser julgado em função dos motivos, fins, meios, resultados. Explique como esses aspectos se inter-relacionam.
9. Explique: "Mão há moral do desejo; só é moral o ato voluntário".
10. O que é