Processos Organizacionais
Uma organização constitui de um grupo de pessoas, que de forma organizada visa atingir objetivos comuns. A forma de organizar essas pessoas pode ser por departamentos onde as pessoas são agrupadas por semelhança de funções. Nesta forma de organização, as pessoas de cada departamento entendem suas tarefas como independentes e que basta fazer a sua parte para que tudo esteja certo.
As organizações podem também ser agrupadas por processos, onde se entende que cada tarefa afeta o resultado final e que uma tarefa depende da outra ou afeta a outra. Para entregar um produto, o mesmo precisa estar disponível e correto na medida em que deve atender àquilo que o cliente solicita.
Burns e Stalker estudaram os métodos e os processos administrativos diferentes que vigoravam em diversas organizações, dividindo em dois sistemas, conforme eram administradas:
Sistema mecanicista – caracterizado por processos bem definidos, pessoal especializado, integração vertical (chefe, subchefe, subordinados, etc.), controle facilitado, sistema fechado, estrutura burocrática.
Sistema orgânico – caracterizado pela transformação constante, decisões fazendo parte de todos os níveis, pessoal com conhecimento generalizado, sistema aberto, desburocratizado.
A Visão departamental: conceitos e problemas
Processos (tarefas) bem definidos implicam em facilidade de controle, pois se sabe o que esperar; domínio por parte do executante de suas atividades, pela repetição constante. E por outro lado, em um mundo cada vez mais competitivo, onde novas situações surgem a cada momento; novas formas de execução das tarefas, o que dificulta a organização com visão departamental.
Pessoal especializado, profundo conhecedor do que deve ser feito, que tem mais dificuldades em ajustar, mudar o que se faz.
Integração Vertical, cada um possui apenas um chefe direto, não sendo permitida a comunicação direta com outros departamentos, o que leva a uma maior morosidade no processo