Processo motivacional
O que é motivação
Motivação não é um produto acabado, é um processo que se configura a cada momento. Tem caráter de continuidade, o que significa dizer que sempre teremos a nossa frente algo a nos motivar.
Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, é um motivo para ação. Ela é intrínseca nasce de nossas necessidades interiores e é construida e reconstruida no contexto social.
Teorias sobre motivação
Teoria de Maslow
Abraham Maslow, na década de 50 do século passado, desenvolve uma teoria tomando como eixo a questão das necessidades humanas. Para ele, tais necessidades estão organizadas hierarquicamente e a necessidade de satisfazê-las é o que nos motiva a tomar uma direção.
Distingue dois tipos de necessidades: primárias e secundárias. Necessidades primárias: Necessidades primárias são as fisiológicas, que dizem respeito à sobrevivência das pessoas ex: fome, sede, sono, sexo, são as necessidades mais baixa da hierarquia e as de segurança que estão relacionadas à necessidade de proteção contra alguma ameaça real ou imaginária. Ex: salário, casa própria. Necessidades secundárias: são as afetivo-sociais que falam do desejo de amar e de ser amado e de pertencer a um grupo, as de estima e prestígio relacionam-se ao desejo de ser reconheciso e as de autorrealização dizem respeito à realização de nosso próprio potencial. http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/consumismo-x-piramide-de-maslow-uma-outra-visao-da-teoria/52368/
Teoria de Herzberg
Frederick Herzberg, na década de 60 do século passado, focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria.
Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho: os higiênicos e os motivacionais.
Fatores higiênicos localizam-se no ambiente de trabalho. São