Plano de aula hidroginástica
Escola:
Turma: Intermediária. Faixa etária: 20 a 25 anos. Nº de alunos: 40.
Professores:
Tema: Hidroginástica. Data: 10.06.2013
Duração: 40’ Intensidade: Moderado.
Material: Macarrões (40 unid.), pranchas (40 unid.), halteres (40 unid.) e polibóias (40 unid.).
Objetivos Imediatos:
1. Tonificar a musculatura e melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória através do treinamento contínuo em ambiente aquático.
2. Desenvolver a coordenação motora e flexibilidade.
Procedimentos: A aula será realizada em uma piscina rasa, em um espaço de com 16 x 10 m aproximadamente. Os alunos serão distribuídos de forma que há uma distancia confortável e segura entre um e outro. Toda aula será ministrada com ludicidade, com auxílio de materiais e com ritmos musicais variados. Durante a aula, será utilizado o método de treinamento contínuo e realizados avaliações subjetivas de esforço dos alunos através da escala de Borg.
Introdução: A tonificação muscular bem como a aptidão cardiovascular e respiratória é de extrema necessidade para a garantia de uma vida mais saudável. Cada vez mais, aumenta o número de deficiências e doenças causadas pela ausência de um treinamento onde possam ser desenvolvidas as valências físicas e a aptidão cardiorrepiratória. Através do meio aquático, podemos trabalhar tais deficiências e necessidades com baixo impacto, o que diminui consideravelmente o risco de lesões e o melhor, de forma extremamente prazerosa e confortável. O treinamento contínuo consiste em exercícios de baixa a média intensidade, por um período superior a 15 minutos sem descanso. Os principais benefícios da formação contínua incluem a queima de gordura, construção muscular e aumento máximo da capacidade aeróbica. Os exercícios propostos