PROCESSO MOTIVACIONAL
Bianca P. Surlo – 13100071
Luiz Antonio A. Netto - 13100066
Vitor Tose Lopes – 13101986
Turma: ELE131NA
RESUMO
Nesse artigo será apresentado um comparativo entre as diversas teorias a respeito de motivação e suas relações com o comportamento humano.Essas relações foram apresentadas inicialmente por Maslow,McGregor,Herzberg,Skinner,Vromm e Rotter que fizeram estudos e criam novas teorias sobre o processo motivacional. As novas teorias complementam as anteriores, assim uma teoria nunca diverge completamente de outra, apenas se baseiam em pontos diferentes sobre o estudo do processo motivacional do indivíduo.
As necessidades humanas e a motivação fazem parte de um ciclo: quando há motivação e os objetivos são alcançados há satisfação e novas necessidades surgem. Existe motivação a partir do momento que há o reconhecimento, ou seja, quanto mais equilíbrio existir, melhor será o desempenho.
PALAVRAS-CHAVES: Motivação, indivíduo, necessidade.
Atualmente sabe-se que a motivação dos funcionários é um fator importante para o ambiente empresarial, porém antes do século XX essa concepção de que a motivação afeta a produção era desconhecida.
A primeira experiência feita para comprovar essa relação (motivação vs trabalho) surgiu entre os anos 1920 e 1930 nos Estados Unidos, essa experiência não era focada na motivação, porém surpreendentemente conseguiu-se observar que a produtividade está diretamente ligada a atenção dada ao trabalhador. A partir de 1954 Maslow,McGregor,Herzberg,Skinner e Vromm e Rotter fizeram estudos e criam novas teorias sobre o processo motivacional.
O primeiro estudo voltado diretamente para o estudo da influência motivacional no trabalho foi apresentado por Maslow em 1954,que também ficou conhecida como Teoria da Hierarquização das Necessidades Humanas. Esse estudo analisa o indivíduo segundo suas necessidades, sendo elas:
Fisiológicas: São as necessidades mais básicas que um indivíduo necessita.
Segurança: São as