processos motivacionais
Trabalho realizado por:
Miguel Ângelo Charuto nº 7232
Processos Motivacionais
Quando vão ao bar da escola, quando enviam um mensagem a um amigo para marcar um encontro. Uma vez que visão atingir um objetivo satisfazer a fome, estar com os amigos, orientados para um objetivo ativado e controlado por forças internas (biológicas) e forças externas (sociais). Em suma ou em conclusão todo o corpo Humano é motivado.
Ciclo motivacional
1. Necessidade- é provocada por uma carência (sede, fome, sono).
2. Impulso e pulsão- é o estado energético que ativa ou orienta o comportamento para uma meta ou objetivo (procurar comida, ou bebida, ou uma pessoa).
3. Ação ou resposta- atividade desenvolvida para satisfazer a necessidade.
4. Saciedade- ocorre quando o objetivo é atingido.
Quando o objetivo ou a necessidade não é atingido ocorre a frustração.
3 tipos de motivação:
Biológicas- Inatas, primarias que são comuns a todos os indivíduos e asseguram a sobrevivência do organismo (equilíbrio homeostático).
Sociais- São aprendidas, secundárias e são adquiridas no processo de socialização em diferentes contextos sociais e culturais. Ex: necessidade de prestigio, sucesso e afiliação
Combinadas- apresentam características das motivações biológicas e sociais. Ex: comportamento sexual e comportamento maternal.
Motivação extrínseca- quando a razão para uma pessoa agir depende de reforços externos.
Motivação Intrínseca- quando uma pessoa atua e se comporta movida por interesses pessoais, sem ser necessária uma recompensa.
Maslow
Maslow- teoria segundo a qual as motivações humanas se organização segundo uma hierarquia de necessidades, disposta de acordo com o seu grau de importância.
Todo o ser humano é motivado a fazer determinada coisa, quando tem um objetivo em mente para conquistar, e é esse mesmo objetivo que se torna a motivação pela qual o humano faz