O processo motivacional
A motivação humana vem sendo estudada desde o início do século XX, onde são datados os primeiros estudos e experiências científicas nesta área.
A experiência da fábrica de Hawthorne, na General Electric Company, foi o primeiro estudo que teve como objetivo analisar o comportamento humano que ocorreu no final dos anos 20 e começo dos anos 30 e o intuito inicial era descobrir alguma correlação entre as condições de trabalho e a fadiga ou monotomia entre os empregados, mas no final deste estudo as conclusões tiradas foram que a atenção dada ao trabalhador influi de forma significativa em sua produtividade.
A partir deste estudo se iniciaram outros estudos sobre o processo motivacional.
MC GREGOR
Douglas Mc Gregor, psicólogo , professor e estudioso da área social veio para complementar a teoria de Abraham H. Maslow dizendo que essas necessidades a serem satisfeitas encontram-se dentro do próprio trabalho. A obra maior de Mc Gregor é a Teoria X e Y , que formam duas distintas de ser do trabalhador e duas formas distintas de ver o trabalhador.
Um trabalhador X, ou um trabalhador visto por um gerente de visão X é um tipo de pessoa que não assume responsabilidades, não é ambicioso , só trabalha quando se sente obrigado e procura satisfazer sua segurança.
Um trabalhador Y, ou um trabalhador visto por um gerente de visão Y, é um tipo de pessoa que procura atingir os objetivos , possuem um grande potencial que deve ser explorado , são criativos e sentem-se bem no trabalho .
A questão em ser X ou Y, refere-se tanto ao ser do trabalhador como a ser do gerente que o observa e avalia. Um trabalhador pode não ser Y, mas pode ser visto como tal.
Esta análise causa impacto nos resultados organizacionais , porque a forma de ser ou ver tem importância dentro das organizações.
Essa teoria de Mc Gregor veio para as pessoas serem olhadas dentro das organizações como indivíduos e não apenas como membros de grupos.
HERZBERG
O