Iniciando Geografia
Temática: A Escola que gera Conhecimento
Com esta aula vamos conversar sobre qual é o conhecimento produzido na escola e como esse conhecimento ocorre entre os membros da comunidade escolar.
Valente (1999), no texto “A Escola Que Gera Conhecimento” questiona justamente o conhecimento gerado na escola atualmente, percorrendo um caminho de comparação com as empresas privadas que vem sofrendo grandes mudanças e sobre a influência que esse modelo tem gerado na escola.
O texto traz uma análise histórica das mudanças empresariais e educacionais, indicando a influência que a empresa tem no que acontece na escola, pois hoje as empresas estão passando por alterações, melhorando procedimentos no sentido de eliminar desperdícios. A escola por outro lado também tenta se modernizar.
Segundo Valente, as empresas estão passando por grandes transformações na sua organização, nos seus procedimentos, no trato com seus funcionários, procurando adequar-se nos novos caminhos do mercado e às novas exigências do consumidor, implementando a tecnologia em busca de melhores informações internas e externas.
A escola, na tentativa de se modernizar, concentra-se na aquisição de computadores ou na formação de professores, não alcançando o objetivo principal que seria de se transformar em geradora de conhecimento em vez de consumidora do conhecimento, ou seja, a escola tem problemas em assimilar a tecnologia como parte do processo educacional e sem essa geração de conhecimento os professores e os currículos ficarão rapidamente obsoletos.
De acordo com o autor, as propostas revolucionárias ainda não foram colocadas em prática, como por exemplo, a inserção das novas tecnologias, e com isso a educação foi fortemente influenciada pelos movimentos sociais e industriais.
Ainda de acordo com Valente, a escola particular que fez grandes investimentos em tecnologia enfrenta problemas com as inovações, o computador não está integrado às atividades de sala de aula, os