Principios
Ainda que inter-relacionados, esses princípios possuem a sua especialidade.
O Princípio da Suavidade preconiza a realização do movimento de forma leve, lenta e suave. Atualmente, a vida apresenta um altíssimo grau de velocidade: a informação é veloz, o esporte é veloz, o trabalho é veloz. A pressa impede a meditação, a contemplação e a possibilidade de gozar as belezas do cotidiano. A pressa cria o estresse negativo, um dos grandes males dos nossos tempos.
O Princípio do Holismo pressupõe, durante a realização do movimento, a integração entre o psíquico e o somático. O termo vem do grego holos, que significa “o todo”, isto é, a personalidade global do ser humano, constituída pelo pensamento (ideias), pela emoção (sentimentos), pela sensação (órgãos do sentido), pela ação (deslocamentos e posições) e pela transcendência (vida espiritual).
O Princípio de Ludicidade, por sua vez, procura garantir o prazer, a fruição e a alegria durante a realização dos movimentos. Está ligado à recreação, aos jogos, às brincadeiras, ao estado de fruição do ser humano,à felicidade.
As atividades que integram a ginástica alternativa devem ser realizadas com economia de energia, pouca velocidade, baixo impacto, sobrecarga mínima ou inexistente e pequeno estímulo aeróbio.Além disso, devem:
Ø objetivar o desenvolvimento pessoal e social (singularidade, autonomia, participação ativa, harmonia);
Ø promover o bem-estar e autorrealização;
Ø ser coeducativas, ou seja, integrar participantes de ambos os sexos;
Ø desenvolver a amizade e a cooperação, podendo ser realizadas individualmente, em duplas e em grupos.
Prof