Lista Economia Politica 2
2- Uma vez que o princípio da demanda efetiva de Keynes nega a ideia da Lei de Say, que diz que a oferta gera demanda, afirmando que há uma demanda efetiva que independe da oferta, pode haver uma crise caso haja uma produção que exceda em muito a demanda efetiva, pois nesse caso haveria um acumulo exagerado de bens sem que exista consumo.
3- De acordo com M. Friedman, o produto natural é aquele que possibilitaria que a inflação se mantivesse estável. De tal maneira, teríamos um nível de produto que equilibraria a quantidade de economia que seria ofertada e demandada sem que fossem gerados impactos inflacionários.
4- A rigidez de preços, que é a manutenção dos preços fixos da economia a curto prazo, ocorre por diversos fatores como: o salário; estratégia econômica, que é realizada em prol do aumento das vendas; a justaposição dos contratos, uma vez que os contratos necessitam ser renovados e, assim, a inflação não os atinge imediatamente, o que torna a espiral de preços lenta; margem de lucro, pois o custo de produção aumenta devido ao processo inflacionário, mas os empresários não aumentam os preços visando a manutenção das vendas; retorno crescente de escala, sendo que na produção a larga escala o custo unitário diminui, possibilitando a redução dos preços sem que a margem de lucro seja reduzida; efeitos assimétricos, pois alguns setores respondem à variações econômicas de maneira mais positiva do que outros e, assim, alguns retornam ao PIB natural antes de outros. Portanto, temos que a rigidez de preços permite que os preços não flutuem tanto em conjunto com