Posse e propriedade romana
DIREITO 1º SEMESTRE
TEORIAS SOCIOLÓGICAS ACERCA DO CRIME
JULIANA ABRAHÃO DA LUZ, ROBSON INÁCIO DE JESUS
TANGARÁ DA SERRA
2013
Teorias Sociológicas Acerca do Crime
Resumo redigido para cumprir atividade programada da disciplina de Criminologia, curso de Direito da Faculdade de Direito de Tangará da Serra UNIC TANGARÁ SUL.
Orientador: Rodrigo Nuss
Prof. ª Cristina Lucena.
Tangará da Serra
2013
Introdução
Visão Geral Acerca do Crime
Na tese de Ferri, conforme explica Antonio García-Pablos de Molina.“A pena, por si só, seria ineficaz, precisa vir antecedida ou acompanhada das adequadas reformas, econômicas, sociais, entre outras.”
Levando em consideração de que o crime é fato verídico da vida em sociedade, a Sociologia Criminal estuda-o como expressão de certas condições do grupo social. Essa tal ciência preocupa-se com os fatores externos das causas do crime, assim como suas consequências. Ressaltando a importância do meio e do que está à nossa volta, que contempla e trata o crime como um “fenômeno social” e não como uma epidemia ou algo que é visto com maus olhos pela sociedade, sem se entender os motivos e causas que rondam e influenciam o crime.
A criminalidade não é um resultado de uma só ação, e sim de um conjunto de circunstâncias, dados e fatores.Alguns motivos que levam à criminalidade são em geral, os que estão relacionados à base familiar, educacional e social. Tal como desavenças e brigas em família, desobediência às regras e a falta ou excesso de punição, uma vez que o crime pode vir de falta de atenção ou rebeldia.É importante ressaltar que os lugares favoráveis o crime são em geral de insuficiência de condições básicas, às quais todos os cidadãos possuem direito.
A criminalidade não produz áreas delitivas, apenas é atraída por elas. A existência do crime já é inevitável, de forma que o mesmo é constante em todas as sociedades. Sendo assim a conduta irregular não pode ser extraída do ser humano, mas deve