Adm -211
A gravidez nada mais é do que o estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozoide, envolvendo o subsequente desenvolvimento do feto gerado no útero, durando cerca de 9 meses, até seu nascimento. O resultado dessa fecundação dá origem ao zigoto, que após várias mitoses se transforma no embrião.
Uma gravidez normal dura cerca de 39 semanas, ou 280 dias(9 meses), contando a partir do início do último período menstrual. Às vezes, as mulheres dão à luz antes da data esperada, o que resulta numa criança prematura.
Ao longo da gravidez, o único ponto de contato entre mãe e filho é a placenta, que é uma espécie de placa muito irrigada onde terminam os vasos sanguíneos do cordão umbilical. É através da placenta e do cordão umbilical que o embrião recebe nutrientes mas também liberta os seus produtos de excreção. A proteção contra os choques e dessecação é assegurada pelo âmnios e líquido amniótico.
O desenvolvimento do embrião evolui ao longo de várias fases:
DESENVOLVIMENTO DO FETO ÀS 4 SEMANAS
Nesta etapa algumas estruturas fundamentais do corpo já são visíveis, como rosto e pescoço. O coração e vasos sanguíneos já estão em desenvolvimento, enquanto os pulmões, estômago e fígado iniciam agora esse processo. É a partir desta fase que os testes de gravidez caseiros podem acusar gravidez positiva.
DESENVOLVIMENTO DO FETO ÀS 8 SEMANAS
O bebê tem pouco mais de um centímetro de tamanho! Começam a formar-se as pálpebras e ouvidos, e já é visível a ponta do nariz. Os braços e pernas já estão bem formados, e os dedos das mãos e dos pés começam a tornar-se distintos.
DESENVOLVIMENTO DO FETO ÀS 12 SEMANAS
Nesta fase da gravidez o feto já mede cerca de 5 centímetros e começa a fazer os seus próprios movimentos. A grávida começa a sentir o útero crescer logo acima do osso púbico. Já é possível ouvir-se o batimento cardíaco do bebê através dos instrumentos médicos e os órgãos sexuais devem estar prestes a fazer-se notar.