Polaridade molecular e solubilidade
OBJETIVO
• Evidenciar através dos experimentos as substâncias formadas por moléculas polares e apolares. Entender como a natureza iônica influi na solubilidade.
TEORIA
• Substâncias Iônicas:
- São aquelas formadas por partículas elétricas negativas ou positivas (ânions ou cátions), por meio de atração natural. Substancias iônicas são formadas por metais e ametais. A relação intermolecular nesse caso é muito potente, pois ocorre uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos (metais, pouca eletronegatividade e ametais, grande eletronegatividade), nesse caso o ametal "rouba" o elétron do metal. relação metálica ocorre entre metais, ninguém "rouba" elétron de ninguém. Um "mar" de elétrons é formado, por isso ocorre à condutibilidade elétrica.
• Substancias moleculares:
- São formadas por ametais, pois as suas eletronegatividades não são suficientemente grandes para que consigam "roubar" elétrons dos elementos à que se ligam, mas mesmo assim se manten juntos, um tentando "roubar" o elétron do outro.
• Lembretes de Solubilidade comentados em aula:
1) Semelhante dissolve semelhante, ou seja: Substâncias polares dissolvem substâncias polares Substâncias apolares dissolvem substâncias apolares
2) Soluto e Solvente: Soluto na maioria dos casos está sempre em menor quantidade que o solvente.
• SOLVATAÇÃO
- Separação e envolvimento das partículas do soluto pelas moléculas do solvente.
É o fenômeno que ocorre