Relatorio de fisica (medicoes)
1.Objectivos: 2
2. Introdução: 2
3. Introduçao teórica: 2 Micrómetro: 2 Paquímetro: 3 Teoria de erros: 4 Grandezas de mediçao directa: 4 Erro absoluto: 4 Erro relativo: 4 Densidade: 5
4. Material necessário: 5
5. Ordem de execuçao: 6 a) Mediçoes: 6 Paralelepípedo e cilindro: 6 Esfera: 9 b) Massa dos Corpos 10 c) Densidade 10 Paralelepípedo: 10 Cilindro: 10 Esfera: 10
Conclusões: 11
Bibliografia: 12
1.Objectivos:
1. Fazer a mediçao do comprimento, diametro, altura de alguns objectos através de instrumentos usados no laboratório como o paqímetro e do micómetro; 2. Aplicar a teoria de erros sobre as medições feitas a partir desses mesmos objectos; 3. Determinaçao do volume para posterior cálculo das densidades de cada um dos objectos usados para as mediçoes.
2. Introdução:
No presente relatório, abordaremos passo a passo de cada experiencia realizada no laboratório de física relativamente a medições de objectos para efeitos de cálculo de erros, volume e densidade dos objectos em causa.
3. Introduçao teórica:
Micrómetro:
O micrómetro é um instrumento de medição de medidas lineares utilizado quando a medição requer uma precisão acima da possibilitada pelo paquímetro, com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm.
O micrómetro funciona por meio de um parafuso micrométrico , que se pode move ao longo do próprio eixo. que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um nónio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico.
[pic]
Figura 1 – Micrómetro
Paquímetro:
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade entre dois lados simetricamente opostos de um objecto.
O nónio, que faz parte do paquímetro, é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (mais precisa) do que a feita somente