Pdi - administracao
O faturamento do setor deve atingir a casa de R$ 6,4 bilhões em 2007, superando em 45% o volume atingido em 2006.
O ponto chave para o desenvolvimento de uma estrutura de comércio eletrônico de sucesso é encarar sua loja virtual como um canal de vendas importante para sua empresa. Hoje é indispensável ver o e-Commerce como “ponto de venda”, já que esse representa o primeiro passo para a definição de todas as estratégias de relacionamento com os consumidores. A partir daí, o cuidado em gerar demanda para o site, trabalhando as diversas ferramentas promocionais com pertinência e relevância pode significar a diferença entre sua loja e seu concorrente.
Com os avanços tecnológicos, o ponto de venda tem sofrido alterações significativas nos últimos anos. Os hábitos dos consumidores estão mudando e a cada dia se percebe que atualmente não é o comprador que vai até a loja, mas sim ela que vai até o comprador.
Cada vez mais, a localização representa um fator extremamente critico e fundamental para o sucesso ou fracasso da loja. Um estabelecimento mal localizado não pode mudar de lugar de forma rápida.
Caso o local esteja mal-localizado, o proprietário terá que arcar com as conseqüências de estar situado em um ponto sem potencial de vendas, de forma que isso pode ocasionar em seu fechamento e em investimento perdido.
Para não correr o risco de ficar no prejuízo, o lojista deve levar em consideração algumas questões, antes de efetivamente escolher o local para fazer sua instalação. Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração, como o produto a ser vendido, o público-alvo, perfil dos clientes, hábitos de compra, poder aquisitivo, além, é claro, de concorrência.
O Sebrae, por exemplo, órgão de fomento da pequena e média empresa, dá algumas para a escolha do ponto. Primeiramente, deve-se analisar a sua visibilidade, por exemplo, lojas de esquina são mais visíveis do que aquelas localizadas no final de uma