Plano diretor
O objetivo de um Plano Diretor de Informática é fornecer uma visão completa do ambiente da tecnologia de Informação e ao mesmo tempo compará-lo a cenários alternativos que possam aperfeiçoar o retorno dos investimentos já feitos e dos que ainda a serem realizados.
O Plano diretor decorre de um estudo de viabilidade necessário para moldar a empresa para os próximos anos na utilização de meios de informática, mantendo sempre modernização e eficiência técnica, criando uma política de administração preocupada com o PDI voltada para o sucesso.
Uma das justificativas para se implantar um PDI é que o grande uso de computadores em uma empresa devido a sua capacidade de armazenar, processar e disponibilizar dados.
Tornando assim a Tecnologia da Informação um dos setores mais importantes da empresa.
O PDI visa orientar a empresa no uso correto da tecnologia de informação com foco na gestão.
Um plano que projeta as necessidades de serviço de informática na empresa e a maneira recomendada para atendê-las, tendo em consideração o atual estado da área da tecnologia de informação da empresa.
Um processo desenvolvido para estruturar as informações organizacionais da empresa através de projetos, sistemas de informação, pessoas e tecnologia da informação, abrangendo habilidades, competências, hardware, software, redes, sistemas de comunicação, informação e toda infra-estrutura física e lógica necessária para dar suporte às decisões.
O plano será feito com base nas necessidades da empresa. Essas necessidades serão levantadas através de entrevista feitas pelos consultores aos Dirigentes, através de sessões de planejamento, através de trabalho conjunto com a equipe de Informática da empresa e através de levantamento de soluções no mercado de informática. Ao elaborar um PDI você visa atender ás necessidades do ponto de vista da informação e se possível da automação de processos.
Elaboração do Modelo para o Plano Diretor de Tecnologia da Informação:
Apresentar uma