Planejamento rural
Mario Pesce Costa
Criadouro O Portuga – CF 024
Revista CPCCF 2008
Editado 21 Abril 2010
De longe já sabemos que nossos pássaros não conseguem se nutrir com apenas uma mistura de sementes e outras "vitaminas" quaisquer. E Ias degustarão o que Ihes convier e desprezarão os demais ingredientes.
Primeiro, devemos saber que o metabolismo das aves é completamente diferente dos mamíferos. A taxa metabólica das aves é muito mais alta do que a dos mamíferos, por esse motivo requerem em sua alimentação, quantidades elevadas de energia.
Hoje já sabemos que a nutrição imprópria é uma das causas mais comuns de morbidade nas aves de um modo geral (Doenças infecciosas, baixa fertilidade etc).
A ave deve receber muita atenção na sua alimentação em cativeiro, essa alimentação deve ser variável e dosada conforme “a raça, seu porte e a época do ano. Necessariamente a ave” precisa de alimentos que contenham: Minerais, proteínas (Aminoácidos), gorduras (lipídeos e glicídios, carboidratos (energia),vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, biotina, colina, ácidoeólico, ácido pantatênico, 03, E, K e etc. Estas são responsáveis pelo crescimento normal dos filhotes e estão diretamente envolvidas nas transformações metabólicas do organismo de todos os animais.
Minerais como o cálcio, fósforo, sódio, cloro, magnésio, potássio, manganês, molibdênio, xantina oxidase, zinco, ferro, cobre, selênio, iodo, tem várias funções importantes, entre elas a formação e o desenvolvimento do esqueleto, bico, patas, penas e a regulação do ph e o transporte de oxigênio para os tecidos. Aminoácidos como a metionina, lisina, triptofano, cistina são responsáveis pela formação das proteínas e de grande importância na nutrição animal, pesquisas tem mostrado que a proteína vegetal tem menor valor biológico em relação à proteína animal.
Os carboidratos, entre eles, açúcares, amidos, fibras são importantes em funções próprias no