Tcc projeto
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
1 CURITIBA
2010
Tema: O ensino da Língua escrita frente ao Desafio de ensinar a Ler e a Escrever.
Problema: Analisar os impactos dos estudos sobre o letramento para as práticas Alfabetizadoras, identificando os motivos pelos quais, tantos alunos deixam de aprender a Ler e a Escrever.
Objetivos: Refletir sobre práticas tradicionais e atuais, reinventando a alfabetização e incentivando o letramento em nossas escolas. Em todas as épocas as crianças receberam instruções para a idade adulta, atualmente a escola assumiu a tarefa de realizar o objetivo educacional que é formar a criança para a vida.
Agora os filhos na família moderna, ocupam um lugar central, e sua educação é legalmente obrigatória, em casa e na escola.
A pretensão do Letramento é formar indivíduos que se percebam leitores competentes e que possam exercer o papel de cidadão ativo na sociedade em que vivem.
Para o aluno o Professor é um mediador, que muito mais que impor dinâmicas centralizadoras do ensino e condutores repressivos, contribuam para a prática de um ensino interativo, contextualizado e muito bem planejado.
Justificativas: A Alfabetização é um problema social, econômico, político e pedagógico. Apontamos insufiência na escola, na família, no professor ou no método utilizado. Se não houver mudança continuaremos com altos índices de analfabetismo, evasão e repetência nas séries iniciais.
Fatores que interferem no processo de alfabetização: A insuficiência de investimentos do poder público em programas sérios de formação de professores e a dicotomia existente em torno do binômio teoria e prática aliados as más condições sócio-econômicase psicológicas de nossos alunos. Precisamos fomentar programas de formação de professores, apoiar a organização de seminários e cursos a fim de estabelecer uma relação dinâmica entre teoria e prática, afinal o conhecimento nasce do fazer.
O professor precisa estar