Planejamento estratégico da secretaria de desenvolvimento rural
Nome: SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE ITAPIÚNA
Sigla: SDRI
Visão: Daqui a 10 anos ser um dos municípios referencia do Território do Maciço de Baturité na organização do setor agropecuário/agroecológico e no melhoramento na vida dos envolvidos.
Missão: Promover o desenvolvimento rural sustentável no município de Itapiúna. Através de assessorias/consultorias aos agricultores familiares, para melhoramento na renda, e auxiliar os governos estatuais e federais na inclusão e justiça social.
Estratégia Genérica
Sendo a SDRI um órgão público municipal, ele é apoiado por outros órgãos como, a EMATERCE, ANVISA, INCRA, SEMACE, SDA, outros órgãos federais e estaduais, associações rurais e de produção do setor, além da própria prefeitura. É importante notar, que essas instituições são também as fornecedoras e da secretaria tanto a nível financeiro quanto informacional. Já as associações são só a nível de informação, pois elas também são clientes da secretaria. Neste setor, não há perigo de produtos substitutos, e dificilmente novos entrantes, pois todas as cidades já possuem esse órgão designado. Sendo assim, os concorrentes são as secretarias de desenvolvimento rural de outras cidades, e outras secretarias municipais.
Quanto ao item barganha dos compradores, ela é quase inexistente, pois ser um setor público, este não é pago por quem presta os seus serviços. Talvez a única ‘barganha’ que os consumidores desses serviços tenham, seja o número de pessoas que podem ser atendidas com o mínimo de processos (serviços) realizados, ou seja, quanto mais atendidos melhor.
O grau de rivalidade não é muito alto, pois geralmente está estipulado na legislação municipal o quanto cada secretaria deve receber, e geralmente quando vem orçamentos dos governos federais e estaduais, já dividem para cada cidade uma quantidade específica. Só quando há casos de projetos não previstos