Planejamento rural
Elaboração de um projeto para um determinada propriedade rural.
1. Justificativa
O Projeto fundamenta-se, principalmente, no fato de que os proprietários tem como o cultivo de milho e soja como a sua principal renda econômica e também a qualidade do que está sendo cultivado sem ter danos ao meio ambiente.
2. Objetivos
* Desenvolver um planejamento que seja seguido para que a propriedade tenha uma otimização em sua produção e também em não agredir o meio ambiente.
3. Metodologia
A metodologia utilizada foi a elaboração de uma propriedade fictícia, através de observações feitas em aula e também trabalho de pesquisa.
4. Projeto Rural
Propriedade plantação de soja e milho
A propriedade rural estudada está localizada no município de Pinheiro Machado a margem da BR 293, possuindo uma área de 10 hectares de extensão, sendo 2 destes destinados ao cultivo de milho e soja.
A propriedade tem 3 km de distância da sede do Municio, e as plantações tem as seguintes coordenadas. Plantio de milho: 31°34’34’’ S 53°21’75’’ O. Plantio de soja: 31°34’17’’ S 53°21’85’’ O.
A prática de produção de milho e soja é feita diretamente no solo, o que implica no uso de agrotóxicos e pesticidas; irrigação de lavouras; tecnologias e equipamentos para plantação; descarte de embalagens perigosas. Para obter boa produtividade, o produtor rural deve ter um Plano de Gestão Ambiental Rural para cultivo de milho e soja.
Neste Plano, serão apresentadas quais as práticas corretas de manejo de solo (fertilidade de solo, adubação, plantio, irrigação), rotação de culturas, como fazer o controle de plantas daninhas, doenças e pragas, a colheita, além da destinação de embalagens perigosas.
4.1 Solo:
O solo é um recurso fundamental para cultivo de milho e soja, exercendo influência direta sobre a produtividade destas culturas. Dessa forma, antes de iniciar sua produção, é extremamente importante providenciar as características existentes naquele