A informação e as decisões
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Fundação Universidade do Tocantins como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração.
JANINE CRISTIANE DE OLIVEIRA NOGUEIRA
RESUMO
Entender o fluxo de informações dentro de uma empresa e como melhorar a gestão de uma determinada empresa como um todo é o tema desse projeto. Por meio deste, analisamos como uma empresa pode melhorar quando não há perda da informação e, dessa forma, se pode incrementar o poder decisório do gestor para que se possa minimizar as incertezas e os riscos.
No mundo globalizado e extremamente competitivo em que vivemos, quem detém e gerencia as informações pertinentes aos processos e resultados, sai na frente quando o foco é a busca de clientes e certificações que uma empresa pode almejar. Para este fim, estudamos a fala de alguns pesquisadores e entendemos que, parte das empresas, especialmente as brasileiras, não se encarrega de dar um tratamento adequado à informação, não mantendo registros ou relatórios. Esse projeto objetiva mostrar arcabouço teórico para que se evite a perda da informação, focando nas vantagens e possibilidades de uma otimização da informação.
Palavras-chaves: competitividade, gestão da informação, decisão
INTRODUÇÃO
Nas inúmeras atividades desenvolvidas pelo ser humano, é possível observar a necessidade constante da informação. As pessoas utilizam a informação para auxiliar em suas tomadas de decisão. Decisões como escolher um produto, definir um percurso, avaliar as conseqüências de uma ação, partilhar um conhecimento, enfim, seja qual for a situação, a necessidade de informação estará sempre presente.
Em ambientes corporativos, a informação tem papel fundamental, visto que, todas as atividades desenvolvidas, desde o planejamento até sua execução propriamente dita são apoiadas na informação. Dessa forma, os gestores preocupam-se