Um sistema de informação para apoio nas decisões gerencias no restaurante
Matilda
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo
Palavras-chave:
Restaurante Self-service; Sistemas de informação; +++
1. Introdução
Os restaurantes self-service representam uma ótima saída para quem precisa almoçar fora de casa, com a opção de escolher o que quer consumir, normalmente com atendimento rápido e custo financeiro condizente com a quantidade servida. O negócio tem as seguintes vantagens: o estabelecimento de uma relação direta entre o que foi consumido e o valor que está sendo pago, além da oferta de uma alimentação saudável e variada, oferecendo a oportunidade de abreviar o tempo gasto no almoço, pela rapidez do serviço. A refeição fora de casa deixou de ser uma opção de lazer e passou a ser uma questão de necessidade.
O Restaurante self-service é um negócio que oferece sociabilidade, prazer e qualidade. O público que frequenta restaurantes define sua escolha pela proximidade do emprego, universidade ou da residência, pelo preço, rapidez no atendimento, possibilidade de pagamento através de vale-refeição ou cartões de débito/crédito e qualidade da cozinha.
Não se diferenciando de outros ramos, o ambiente de prestação de serviços de restaurantes self-service, foco do trabalho estudado, é altamente competitivo. Cenário este, que recomenda aos gestores a busca permanente do aperfeiçoamento dos recursos envolvidos nos processos, visando melhor qualificar as empresas que administram. E em virtude da evolução das novas tecnologias de informática e a da globalização, as empresas devem acompanhar os avanços tecnológicos.
Os Sistemas de Informação prestam grandes contribuições nos processos de aperfeiçoamento empresarial. As empresas investem em sistemas de informação para proporcionar, segundo Laudon e Laudon, os seguintes objetivos organizacionais: buscar a excelência operacional (produtividade, eficiência e agilidade), desenvolver novos produtos e serviços,