iNFORMAÇÃO CONTABIL NAS TOMADAS DE DECISÕES
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos trinta anos, houve mudanças significativas em toda legislação tributária e também nos procedimentos contábeis. As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se da tecnologia da computação
(informação), trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área.
O avanço da tecnologia tem liberado os profissionais dos trabalhos rotineiros.
Eles agora passam menos tempo preparando relatórios e mais tempo interpretando informações. Devido a informatização, muitos estão saindo do isolamento de seus departamentos operacionais, havendo, severas mudanças em todos os campos de atuação das empresas e, principalmente, na área de gestão empresarial.
Dessa forma, procedimentos são necessários para que os resultados da informática aplicada à contabilidade sejam plenamente favoráveis à empresa e aos profissionais que atuam na área, visto que este deve ser o objetivo principal de quem busca melhorar suas condições de trabalho, por meio da informatização.
A preocupação dos gestores com a qualidade da informação tem levado os estudiosos a aperfeiçoarem continuamente os processos e mecanismos que se apresentam de uma forma bem mais complexa atualmente, abordando-os como instrumentos do mundo tecnológico, donde advém o estudo da informação, adotando como base a tecnologia.
Há nas empresas uma multiplicidade de fontes e de usos da informação
(Davenport, 2000, p. 2). Entre as várias fontes existentes nas empresas, destaca-se a Contabilidade que, enquanto ciência responsável por todo o processo de mensuração, registro e comunicação dos fatos que envolvem a atividade empresarial (Carvalho e Nakagawa, 2004, p. 2), tem como principal função suprir de informação relevante os gestores, a fim de capacitá-los a alcançar os objetivos da organização com o uso eficiente de seus recursos (Beuren, 2000, p. 2). A
Contabilidade possibilita à empresa coletar, processar e relatar informação para uma variedade de