FICHAMENTO - RENASCIMENTO
Curso: História – 6° Período
Disciplina: Moderna II
Professora: Zuleide Elisa A. Moreira
Aluno: André Luiz Lira de Sousa
FICHAMENTO - O RENASCIMENTO
Goiana, 2013.1
O Renascimento
A transição do feudalismo para o capitalismo não trouxe mudanças apenas na economia e na politica, mas também houve transformações no modo de vida cultural, religioso e intelectual das pessoas. O renascimento trazia como base intelectual o novo papel do homem na sociedade. Se analisarmos a própria palavra “re-nascimento”, ou seja, o homem nasce de novo e passa a exercer outro modo de vida, ou outro modo de se pensar.
Por volta dos séculos XII e XII, na Europa, estudiosos e intelectuais já viam discutindo em universidades, essa perspectiva de um pensamento liberal e artístico. Muitos escritores se destacaram na época do renascimento, fazendo criticas, inovando e dando opiniões. Foi a então chamada época renascentista.
A religião e o espirito do renascimento.
Os homens do renascimento nasceram religiosos, entretanto o seu individualismo modifica-os no seu modo de pensar, esse pioneirismo se deu entre os italianos, depois essas ideias se difundiram pelo resto do continente europeu. O “renascimento religioso” vem, de certo modo, contrario aos valores e doutrinas do cristianismo.
A crítica de Rabelais ao clero.
François Rabelais faz uma critica ao clero. Ele assemelha os membros do clero a pássaros e se pergunta o porquê de existir só um “papagau”, neste caso, o papa. Na verdade ele fala a respeito do luxo do clero, enquanto os pobres morrem de fome em outro lugar.
Exortação ao amor, do amor simples e do amor reciproco.
“Marsílio Ficino discute questões pertinentes ao afeto que une os seres humanos”.
Ficino faz um apelo, pedindo com que as pessoas amem. Faz, também, uma critica a Platão, já que este é discordância ao amor; afirmando que: a pessoa que ama vive