Fichamento As Origens E Do Renascimento
CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Discente – Jackson Oliveira Santos
História 1º Semestre
As Origens e Do Renascimento à Ilustração In: FONTANA i Lazaro, Josep. História: Análise do passado e projeto social. Trad. Luiz Roncari. Bauru SP, EDUSC, 1998. Página 15 a 57.
1.0 As Origens
1.1 Desde os começos, nas manifestações mais primárias e elementares, a História tem tido sempre uma função social – geralmente a de legitimar a ordem estabelecida... Apresentando-se com a aparência de uma narração objetiva de acontecimentos concretos. (p.15)
1.2 Cada instituição e cada grupo social possuem identidade própria que se acompanha de um passado inscrito nas representações coletivas de uma tradição que os explica e justifica. (p.15)
1.3 Os inícios da história escrita estão ligados à justificação do Estado monárquico, pelo duplo processo de assimilar sua origem sagrada e de identificá-lo com o povo. Os mais antigos textos históricos conhecidos são a lista de reis. (p.16)
1.4 O mito se fundia assim com a história e completava a genealogia do Estado monárquico: associava aos reis as divindades, reforçava o prestígio da casta sacerdotal e contribuía para explicar as formas de organização do presente. (p.16)
1.5 Se é licito pensar que o saber histórico destes povos pode ter ido mais além do que revelam hoje os testemunhos arqueológicos, resulta plausível supor que puderam influir neste terreno sobre os gregos, como o fizeram em tantos outros da ciência e da arte. (p.17)
1.6 A mesma palavra “historia” deriva de um verbo que significa “explorar, descobrir”, o que viria a corresponder ao fato de que a primitiva historiografia grega era, antes de tudo, uma exposição de “descobrimentos” sobre terras e povos estranhos. A figura mais destacada entre estes logógrafos é a de Hecateu de Mileto (c. 500 AC.), cujas obras se referem à descrição da terra e à história, e de quem se destaca a vontade expressa de analisar racionalmente