História da Educação no Renascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL
FACULDADE DE PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
ANA LUCIA
CLEIDINEI SANTOS EVERTON CRUZ.
FICHAMENTO ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Idade Moderna: a pedagogia realista. História da Educação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996. “A Renascença Européia é o período compreendido entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por representar a retomada dos valores Greco-romanos (...) Renascimento, desencadeia um movimento conhecido como humanismo que significa a procura de uma imagem do homem e da cultura , em contraposição as concepções predominantemente teológicas da Idade Média e ao Espírito autoritário delas decorrentes”(p.86). “A maneira de pensar do humanismo associa-se as transformações econômicas que vinham ocorrendo desde o final da Idade Média, com o desenvolvimento das atividades artesanais e comerciais dos Burgueses, que eram os antigos servos libertos”(p.87).
“É impressionante o interesse pela educação no Renascimento – Sobretudo se comparado com o da Idade Média”(p.90).
... “a Reforma Protestante crítica a Igreja Medieval e propõe o retorno as origens ,pela consulta direta ao texto bíblico ,sem a intermediação estabelecida pela tradição Cristã”(p.91).
“A educação se torna então importante instrumento para a divulgação da Reforma,por dar iguais condições a todos os homens de leitura e interpretação da Bíblia”(91).
“Para combater o protestantismo, a Igreja Católica incentivava a criação de ordens religiosas (...) Inácio de Loiola (1491 -1556), militar espanhol basco, ao se recuperar de um ferimento em batalha ,vê-se envolvido por súbito ardor religioso e resolve colocar-se a serviço da defesa da fé, tornando-se verdadeiro “soldado de Cristo”.Funda então a Companhia de Jesus,daí o nome Jesuítas dado aos seus seguidores”(p.91). “Como pudemos observar, o Renascimento é