Paper historia da educação
Prof. Giancarlo Moser
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED6131) – História da Educação
07/03/08
RESUMO
O Renascimento é um marco que expande o conhecimento para todos, trazendo mudanças no modo de viver e pensar das pessoas. Este estudo esclarece as principais dúvidas a respeito da postura do homem frente aos novos caminhos tomados após a Renascença, desvendando a ele os segredos da Educação. Chegando a conclusão de que o Renascimento foi o início de um período de transição na educação, principalmente, das relações do homem e seu conhecimento, buscando através de reformas desenvolvidas na época manter coerência na observação dos fatos e não mais no que diz respeito à igreja.
Palavras-chave: Renascimento; Mudanças; Educação.
1 INTRODUÇÃO
Na idade média, chamou-se Renascimento ao desenvolvimento que tiveram as ciências, as letras e as artes, difundindo aos leigos o que fora privilégio apenas dos eclesiásticos.
Com o Renascimento, o posicionamento de um número crescente de intelectuais começou a enaltecer um período de transição que defendia a liberação da criatividade e da vontade do ser humano em oposição ao pensamento escolástico, segundo o qual todas as questões terrenas deviam se subordinar à religião.
No intuito de esclarecer as mudanças que ocorreram na educação após o Renascimento, é que houve o interesse por essa pesquisa.
2 A EDUCAÇÃO NO RENASCIMENTO
A Renascença é o período que compreende entre os séculos XV e XVI e leva esse nome por representar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamado de Renascimento, desencadeia um movimento conhecido como humanismo “que significa a procura de uma imagem do homem e da cultura, em contraposição às concepções predominantemente teológicas da Idade Média e a espírito autoritário delas decorrente”.(ARANHA, 1996, p. 86)
À medida que a igreja se tornava à instituição mais