Fichamento de Texto transcrito: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. pp. 14-76.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. pp. 14-76.
Capitulo 16 - A escola tradicional
1. Origem da escola tradicional
“A escola se institucionaliza de maneira mais complexa a partir do Renascimento e da Idade Moderna, quando exige o confinamento dos alunos em internatos, a separação por idades, a graduação em séries, a organização de currículos e o recurso dos manuais didáticos”.
2. Características gerais
“Quanto ã relação entre professor e aluno. A educação tradicional é. centrada no professor e na transmissão dos conhecimentos” (....) a passividade do aluno, reduzido a simples receptor da tradição cultural.(...) Quanto a Metodologia é valorizada a aula expositiva. Centrada no professor, com destaque para situações em sala de aula nas quais são feitos exercícios de fixação, como leituras repetidas e cópias. (...) As provas assumem um papel central entre os instrumentos de avaliação. A manutenção da disciplina e da ordem é garantida freqüentemente por meio do castigo corporal, pratica pela qual se mantinha a ordem pela intimidação.
3. As muitas faces da escola tradicional
Renascimento e Idade Moderna
“a escola tradicional e multifacetada e adaptam-se as exigências históricas (..). Em um primeiro momento. durante os séculos XVI e XVII, os colégios são organizados sobretudo pelas ordens religiosas. (..)Configuram-se aí as linhas mais rígidas da escola tradicional, temperada pela clausura. Pela renuncia e pelo sacrifício, a disciplina é imposta por meio da vigilância total.
O ideal iluminista de educação
O século XVIII é conhecido como Século das Luzes. (...) Para Kant (l 724-1804) a Azrf/‹1¿irung "é à saída do homem de sua menoridade, da qual ele é o próprio responsável". (...) A educação, ao desenvolver a faculdade da razão, leva à formação do caráter moral. Por isso, quando Kant diz “Mandamos. em primeiro lugar, as crianças ã escola, não na intenção de que nela aprendam