RENASCIMENTO (CITAÇÕES FICHAMENTO)
O conceito de renascimento
“Se os últimos desenvolvimentos pós-gótico são interrompidos pela difusão do classicismo italiano, é porque o classicismo traz justamente o que falta a cultura de pós-gótico: um novo método de controle geral capaz de satisfazer as necessidades da sociedade na Idade Moderna.” Pág. 131.
“Este novo método de controle é sustentado não tanto no pensamento algébrico.” Pág. 131.
“... mas no retorno a uma estrutura mais simples de conhecimento, ao conhecimento próprio da Antiguidade clássica.” Pág. 131.
“Diferente do Gótico, a nova arquitetura se baseara em duas premissas fundamentais. A primeira é o uso de figuras geométricas elementares e de relações matemáticas simples; a segunda é a reutilização das ordens clássicas da tradição grega e romana.” Pág. 131.
“Em sua concepção de mundo, o renascimento estabelece uma oposição entre o velho e o antigo: entre as arquiteturas medievais entendidas como variáveis e a arquitetura clássica entendida como categórica, como um valor absoluto.” Pág. 131.
“Nesse processo de renascimento ou reafirmação, a beleza é entendida como expressão de verdade.” Pág. 131.
Os tratados e as regras da arquitetura
“Quando, em 1414, se descobre na abadia de Montecassino o tratado De architectura de Vitrúvio, se abre um período histórico apaixonante e transcendental no Ocidente.” Pág. 132.
“Em uma história relacionada com a pratica de arquitetura, o tratadismo dialoga com a Antiguidade e assegura a transmissão da experiência clássica na Idade do Humanismo.” Pág. 132.
“Com relação ao universalismo de Alberti, os escritos e códigos de Filarete, Colonna ou Di Giorgio no final do século XV utilizam o antigo como mero instrumento para evocações míticas, com um caráter empírico que tende a substituir o código universal pelo manifesto pessoal.” Pág. 132.
“Ao contrario, os novos estudos vitruvianos do século XVI tentam resgatar o rigor da Antiguidade, como se observa nos comentários e