Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet
1 - Conceitos fundamentais
Nos dias atuais, os sistemas de informações são tão vitais para as empresas quantos os demais departamentos como administração, marketing, contabilidade, etc. por isso seu estudo é tão importante para a gerencia das empresas. O caso da General Eletric Company é um exemplo de uma empresa que investiu em sistemas de informação para implantar um adequado sistema de e-busness e e-commerce, e com atitudes ousadas conseguiu maximizar os lucros e melhorar a situação da empresa. Os sistemas de informação geralmente abrangem Pessoas, hardwares, softwares, redes e dados, para desta forma possibilitar que dados sejam transformados em informações úteis ao gerenciamento da empresa.
Os sistemas de informações podem ser divididos em Sistemas de Apoio às Operações e sistema de apoio gerencial. A diferença entre os dois é que enquanto o primeiro está preocupado com os controles e processos da empresa, o segundo tenta gerar informações para a tomada de decisão.
2 - Competindo com Tecnologia de Informação
Em se tratando de sistemas de informações, é importante que as pessoas estejam conscientes que ele não é mais apenas um conjunto de tecnologias para registro de operações, mas também um importante centro de difusão de estratégias para a empresa. Empresas como a Capital One, uma gigante americana da área de cartões de credito, que conseguem explorar os fatores estratégicos de seus sistema tem uma enorme vantagem em relação aos seus rivais, pois garante um diferencial que os auxiliam na hora de prestar o melhor serviço para seus clientes e entender qual a necessidade e onde estão seus cliente.
A tecnologia de informação desempenha um papel fundamental para a estratégia da empresa, um exemplo são os programas de qualidade total que devem ser otimizados com a utilização de sistemas de informação. Nesse sentido elas podem ganhar agilidade e garantir um diferencial quando se