Tecnico em enfermagem
Hepatite B e suas complicações(assunto a ser abordado)
local e ano
Trabalho apresentado ao Curso como pré-requisito para obtenção à nota N2 sob orientação da profª local e ano
2012
Sumário
Introdução 4 Conceito 5 Hepatite aguda 5 Hepatite Crônica 6 Sintomas 6 Transmissão 7 Prevenção 8 Recomendações 9 Conclusão 10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho estaremos abordando sobre o HBV que é uma doença infecciosa mais conhecida como Hepatite B, no qual estaremos explicando seus sinais, sintomas, transmissão, forma de tratamento e prevenção. O período de incubação dura, em média, de um a quatro meses. Uma pessoa infectada por ele pode desenvolver as seguintes formas da doença: hepatite aguda, hepatite crônica (ou ambas) e (hepatite fulminante), uma forma rara da doença que pode ser fatal.
Ela é transmitida através do contato com sangue ou fluidos corporais de alguém infectado. O vírus da hepatite é bastante resistente, podendo sobreviver sete dias em ambiente externo. A doença é misteriosa: é possível ter hepatite B e não saber. Se você não apresentar nenhum sintoma, vai achar que está apenas gripado. Enquanto isso, o vírus vai inflamando seu fígado e você pode ser um transmissor da doença sem saber.
Conceito
Infecção das células hepáticas pelo HBV (Hepatites B Vírus) que se exterioriza por um espectro de síndromes que vão desde a infecção inaparente e subclínica até a rapidamente progressiva e fatal. Os sintomas, quando presentes, são: falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, astenia, diarreia, dores articulares, icterícia (amarelamento da pele e mucosas) entre os mais comuns.
Hepatite aguda
Também conhecida como hepatite aguda grave ou falência hiperaguda do fígado, a hepatite fulminante é a condição de maior gravidade dentre as doenças do fígado, podendo levar a morte pelo menos metade dos pacientes. O resultado desta hepatite depende do equilíbrio entre o comportamento do vírus e as