Trocas de calor entre o ambiente de trabalho e o homem
O organismo humano, para a manutenção de sua estrutura, consome uma energia "mínima de repouso" que se traduz por uma "temperatura interna constante". A fim de manter sua temperatura interna constante o homem deve então comunicar-se com seu meio ambiente.
A temperatura do ambiente é um ponto que deve merecer o maior cuidado, quando se busca criar adequadas condições ambientais de trabalho. Há temperaturas que nos dão uma sensação de conforto, enquanto outras tornam-se desagradáveis e até prejudiciais à saúde.
Gráfico: Variações da temperatura corporal de um animal homeotérmico em função da temperatura ambiente.
TROCAS TÉRMICAS
As trocas de energia se realizam por:
• Condução: o organismo entra em contato direto com objetos mais quentes ou mais frios.
As trocas por condução são reduzidas, pois normalmente o homem está protegido por roupas e calçados.
Condução → Internamente → sangue → vasodilatação → mais perto da pele → rubor → tende ao equilíbrio no contato de 2 superfícies.
• Convecção: a troca por convecção ocorre pelo movimento de camada de ar próxima a pele que tende a retirar o ar quente ( < 37 º C) e substituí-lo por outro mais frio.
Convecção → ventilação → movimentos de partículas sobre uma superfície → troca de calor.
• Radiação: é a troca de calor que se produz através de ondas eletromagnéticas. O corpo humano troca calor continuamente com o ambiente pela radiação, recebendo calor dos objetos mais quentes e irradiando para aqueles mais frios.
Irradiação → troca de temperatura por ondas → ondas térmicas.
• Evaporação: é o mecanismo mais importante do equilíbrio térmico. Quando as condições de temperatura ambiente atingem um nível tal que a dissipação do calor do corpo, tanto por radiação como por condução-convecção, não mais atende às necessidades do organismo, entra em ação o processo de evaporação do suor, que resfriará a superfície do corpo. Não é a produção do