Desempenho Térmico escritório de Macapá
Detalhes sobre o Trabalho Prático
1º Parte
(Adaptado LABCON/UFSC)
Para resolver as questões abaixo, o aluno pode utilizar um programa computacional de análise de conforto térmico pelo método de Fanger. Recomenda-se o uso do software Analysis CST, disponível para download no site do LABEEE.
Questão 1) Você fez medições das variáveis ambientais em um escritório de Macapá, onde trabalham algumas pessoas, e encontrou os valores abaixo. Na época em que as medições foram realizadas, os funcionários vestiam:
Homens: 1,3 clo
Mulheres: 0,62 clo
Determine o PMV e o PPD para cada medição realizada e comente como você qualificaria o ambiente quanto ao nível de conforto térmico.
Medição
TBS (ºc)
Tg (ºc)
Var (m/s)
UR (%)
Medição 01
25
26
0,5
75
Medição 02
27
27
0
82
Comentários sobre o nível de conforto do ambiente:
Homens:
A vestimenta que os homens estão usandoequivale a 1.30 clo ela representa uma barreira para as trocas de calor por convecção, funcionando como isolante térmico. Na primeira mediçãoo voto médio predito equivale a 1,35 clo, segundo a tabela Escala térmicadesenvolvida por Fanger(FANGER, 1972) este resultado encontrar-se na Escala +1 com sensação de levemente quentee porcentagem de pessoas insatisfeitas é de 42.61 %, quase a metade dos homens estão em um ligeiro desconforto. Agora na segunda medição observa-se a ausência de ventilação e aumento da umidade relativa do ar, temperatura do Bulbo seco, temperatura de globo e consequentemente o aumento do índice desconforto térmico, sendo um total de pessoas insatisfeitas é de 61,42 %, neste momento o ambiente está levemente quente, desconforto maior que na primeira medição conforme a tabela escala térmica de Fanger, perto da escala +2 sensação quente.
Mulheres:
Agora a vestimenta das mulheres é bem menor que a dos homens sendo 0,62 clo.
ela representa uma barreira para as trocas de calor por convecção, funcionando