tecnico em enfermagem
CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM
Giselia Maia e Leidiana
Técnico em enfermagem
Introdução
O Técnico em Enfermagem é um profissional da área da saúde que exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente: participar da programação da assistência de enfermagem; executar ações assistenciais de enfermagem; participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar; participar da equipe de saúde.
A formação de Técnico em Enfermagem capacita o profissional para trabalhar integrando uma equipe para o desenvolvimento de ações de promoção, recuperação, reabilitação e prevenção de saúde individual e coletiva, sempre sob a supervisão do enfermeiro. Normalmente, a equipe é integrada pelo enfermeiro, pelo Técnico em Enfermagem e por um auxiliar de enfermagem. No entanto, em situações de atendimento ao domicílio o Técnico em Enfermagem poderá atuar sem a supervisão de um enfermeiro.
Além da formação, o Técnico em Enfermagem deve ter um perfil adequado ao exercício da profissão, sendo o bom relacionamento interpessoal, a abstração, a flexibilidade, o senso de observação apurado, a capacidade de autogestão, a iniciativa, o equilíbrio emocional, o raciocínio lógico, a criatividade e o dinamismo características determinantes para prestar assistência humanizada aos pacientes. O campo de atuação deste profissional é variado, podendo este trabalhar em hospitais, ambulatórios, creches, clínicas, atendimento ao domicílio, escolas, entre outros.
Técnico em enfermagem é aquele que presta um serviço de nível médio para determinado paciente ou sociedade. Englobado dentro da definição de enfermagem, porém distinto, pois o técnico em enfermagem tem curso de nível médio, enquanto o enfermeiro tem curso de nível superior. O Técnico em