Calor e Temperatura
Nas discussões que tivemos até agora, vimos que calor e temperatura são grandezas diferentes. Vimos também que, fora das mudanças de estado físico da matéria, todo o calor – que é definido como energia térmica em trânsito – cedido a um determinado corpo irá aumentar sua temperatura, que por sua vez é uma grandeza associada ao grau de agitação das moléculas: quanto maior a temperatura, maior o grau de agitação das moléculas. Pois bem, associando-se à temperatura o grau de agitação das moléculas, não é difícil imaginarmos que as distâncias entre as moléculas que constituem determinado material também dependem da temperatura. Com o aumento da agitação essas moléculas entram cada vez mais em choque, o que faz com que se distanciem.
Com isso teremos o aumento de toda a extensão do corpo. Esse fenômeno é conhecido como dilatação térmica. Dilatação Térmica: dilatação térmica é o aumento dos tamanhos característicos de um corpo quando exposto a um aumento de temperatura.
Em maiores temperaturas as distâncias de equilíbrio entre os átomos são maiores, o que causa o aumento do corpo.
DILATAÇÃO TÉRMICA LINEAR
Todo corpo dilata seu volume, ou seja, as três dimensões do espaço são dilatadas: o comprimento, a espessura e a altura. Isso causa dilatações térmicas superficiais (área) e volumétricas. No entanto podemos estudar essas dilatações separadamente, ou seja, podemos estudar a dilatação do comprimento separadamente das outras, por exemplo. Dessa forma entraremos em maiores detalhes na dilatação térmica linear. Para encontrarmos uma expressão para a dilatação térmica linear de um corpo temos que pensar em quais características do corpo em questão influenciarão no processo de dilatação.
Comprimento inicial – L0
Como o aumento do comprimento vem do maior distanciamento entre as moléculas, podemos intuir que o aumento dependerá do número de átomos existente no material, ou do comprimento que este material tem em uma temperatura