Prospecção Mineral - Geoquimica
A amostragem em pesquisa mineral é realizada com o propósito de fornecer dados para a estimação de reservas, bem como para a determinação de métodos de beneficiamento e lavra de minério. Esses dados coletados na amostragem são utilizados na avaliação quantitativa e qualitativa.
A qualidade desses dados de amostragem coletados é de grande importância, pois uma vez que as reservas apresentam condições econômicas de recuperação altamente favorável, como alto teor, baixo grau de impureza, baixa relação estéril-minério, condições ótima de lavra e beneficiamento, estão cada vez mais difíceis de serem encontradas.
Mesmo à nível de Brasil, as jazidas de alto teor e que apresentam tais condições econômicas favoráveis vão sendo exauridas. Deste modo, é necessário urgentemente que se apliquem técnicas de exploração capaz de permitir a avaliação de depósitos minerais dentro de um grau de confiabilidade aceitável.
A qualidade dos dados de amostragem está relacionada com a representatividade da amostragem, a qual é função do método de amostragem, volume (suporte) da amostragem e intervalo entre as amostras. Se a amostra não é representativa, os dados também não irão representar o depósito e, portanto, independentemente da qualidade da técnica utilizada na avaliação, à estimação não reflete a realidade do depósito.
Para se ter idéia da importância dos dados de amostragem, basta lembrar que todas as decisões econômicas relacionadas à lavra e ao beneficiamento são tomadas com base nesses dados, onde em um pequeno erro cometido na determinação dos teores médios dos blocos de decisão de lavra de uma jazida, podem conduzir a prejuízos enormes. Portanto, não adianta utilizar uma técnica bastante confiável para a avaliação de um deposto mineral, se os dados de amostragem não são confiáveis, pois é justamente a etapa que apresenta maior erro e é a responsável pela confiabilidade dos resultados obtidos.
Técnicas de Amostragem e Representatividade da Amostra